offer swiss eta movement rolex replica.

the unique contribution well worth grow to be the conveniences cheap replica uhren.

how many sex doll are many annually?

Pedro Magalhães

Gráfico dinâmico

Há por aí muitos gráficos com sondagens. Este, feito por mim, este, na Marktest, ou este e este, no Público e na SIC Notícias, respectivamente. E de certeza que há mais.

Mas o que não há, que eu saiba, é um gráfico dinâmico onde se possa, que sei eu, ver todos os resultados desde 2005, escolher diferentes empresas ou partidos, modificar o eixo y para ver melhor o que se passa com os pequenos partidos ou escolher diferentes intervalos de tempo.

Não há? Não havia. Mas o Bernardo Caldas, 19 anos, estudante de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, achou que devia haver. E achou bem. Parece-me que fez isto em dois fins de tarde. E vocês, na infografia dos jornais online, já voltaram de tomar o cafézinho?

20 Comments

  1. mas o tal de Bernardo viveu tal como esses gráficos nos anos das vacas gordas

    o PRD saltou do nada e voltou ao nada nos anos das vacas magras

    a 200 novos desempregados por dia
    aos buracos nos bancos de Portalegre às churrasqueiras do Isidro
    e ao inglês que deitava os ossos para fora em Albufeira
    e aos contadores de cobre que desaparecem nas canalizações variadas

    levam muita gente a mudar de opinhões

    logo é capaz de ter achado mal

    aqui no burgo até os comunistas mudam de opinião duas vezes por semana

    os velhos têm medo dos novos
    e os novos desprezam os velhos

  2. já é fim do mês

    bolas

    café é vício de ricos ou de ociosos

    ou de países tropicais que precisam de arranjar dinheiro para comprar balas

    bebam chicória ó cambada
    ou cevada torradinha
    ou água suja do imperialismo

  3. Só é pena que a escala do eixo x vá variando com os inputs do leitor.

  4. Guia says:

    Só para lhe dizer que sigo de há muito o seu blogue, pois as suas análises e comentários são dos mais esclarecedores deste mundo nacional da blogoesfera, além de terem sempre por base a sua honestidade intelectual, o que é uma mais valia nos tempos que correm…!

  5. Sera que é possivel actualizar esta ferramenta com os dados de Maio de 2011?

  6. Bernardo says:

    Já lá estão, Gonçalo. É só fazer zoom nessa data para ver as sondagens individuais, quer arrastando a régua do gráfico quer seleccionando as datas no menu de baixo.

  7. VERDADEIRAMENTE PEDAGÓGICO, USER FRIENDLY, E SOB O PONTO DE VISTA DA INVESTIGAÇÃO DO TEMA É ALGO HISTÓRICO (NÃO CONHEÇO PARALELO)!!!
    PARABÉNS AO BERNARDO CALDAS PELO (EXCELENTE) TRABALHO, E PARABÉNS AO PEDRO MAGALHÃES PELA DIVULGAÇÃO !!!

  8. Bernardo:
    Obrigado já cheguei lá ….

  9. José Santos says:

    Muito Bom.
    Só não dou Excelente porque as curvas “médias” traçadas no gráfico são um pouco aberrantes, com muitos picos de subida e descida.
    Nesse sentido sugiro a introdução de uma função mais suave no cálculo das curvas “médias”.

  10. Sim, isso resolve-se dando ao utilizador a possibilidade de escolher quantos períodos quer dar à média móvel ou até usando smoothers variáveis como no pollster.com. O Bernardo pode fazer isso com mais tempo.

  11. Jose Santos :
    Os picos de subida e descida são bastante interessantes no caso do PSD e CDS…excluam as linhas dos outros partidos e analizem os ultimos 2 meses….tirando os ultimos dias em que ambos sobem tenuamente parece que são simetricos nas subuidas e nas descidas …..estão de tal mareira ligados que é provavel que dancem o Tango….ah ah ah

  12. Bernardo says:

    Tem toda a razão, José Santos, são de facto “aberrantes”. Quanto à escolha dos periodos da média móvel, é relativamente simples de se fazer. Os smoothers variáveis têm a dificuldade acrescida de eu ter de ir aprender o que são e como se implementam!

  13. tina says:

    Vinha aqui deixar o mesmo comentário que o Gonçalo Costa deixou. Podemos quase concluir que as variações nas sondagens do PSD não têm nada que ver com o PS mas apenas com o CDS. Se somássemos as percentages do PSD com as do CDS aposto que daria uma linha recta!

  14. tina says:

    Vinha aqui deixar o mesmo comentário que o Gonçalo Costa deixou. Afinal, as sondagens do PSD nada têm que ver com o PS mas só apenas com o CDS. Se as percentagens do PSD fossem adicionadas às percentagens do CDS daria uma linha recta!

  15. mr. large says:

    a média móvel está um pouco estranha. se seleccionarmos só a primeira empresa de sondagens (a eurosondagem) e escolhermos, por exemplo, 12 períodos, a média do psd (só para dar um exemplo), encontra-se no período final consistentemente acima dos pontos observados (o que por definição de média não é possível). não fosse isso, seria 20 valores. bom trabalho!

  16. Exacto. O que se passa é que a média móvel está sempre a ser calculada em relação a todas as observações e não segundo os filtros. Bem observado. O Bernardo está a trabalhar nisso. Obrigado.

  17. Bernardo says:

    Já está tratado! Obrigado!

  18. diogo says:

    Os meus parabéns, muito bom!

    Quanto aos comentários sobre transferências PSD-CDS, não é inteiramente assim. Em algumas fases, os declives não são idênticos, sugerindo que o PSD capta votos ao PS. Menos do que seria normal, todavia.

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.