Pedro Magalhães

Margens de Erro

Eurosondagem, 8-13 Abril, N=1020, Tel.

Posted April 16th, 2010 at 1:02 pm4 Comments

Aqui. Intenções de voto após redistribuição de indecisos:
PS: 36%
PSD: 28,5%
CDS-PP: 13,1%
CDU: 8,2%
BE: 8%

by Pedro Magalhães

Conferência no Banco de Portugal

Posted April 13th, 2010 at 2:04 pm4 Comments

Há uns tempos, ruminei aqui umas coisas sobre a falta de estudos de impacto de reformas políticas, políticas públicas e medidas legislativas em Portugal. Não estou sozinho na minha frustração. Mas nessa altura, um comentador, "Mário" (julgo ser Mário Centeno), deu-me dois bons exemplos de estudos dessa natureza. Falo nisto porque haverá uma conferência em Maio, também do Banco de Portugal (e de cujo comité científico faz parte Mário Centeno), com um paper de Pedro Martins que me está a despertar bastante curiosidade: "Avaliação Quasi-Experimental de um Programa para o Sucesso Escolar". Para além disso, vem o Jean Tirole. Não perder.

by Pedro Magalhães

Sondagens UK

Posted April 13th, 2010 at 11:15 am4 Comments

Partindo dos dados facultados regularmente no UK Polling Report, é possível fazer alguns dos gráficos a que vocês já estão aqui habituados. Em vez de calcularmos uma poll of polls ou simplesmente traçarmos uma linha através de todas as observações, usa-se smoothing (tal como no Pollster.com). Os três gráficos apresentam as linhas resultantes de três regressões locais diferentes, em ordem crescente de sensibilidade a variações nos resultados. Em grande medida, não há novidade: Conservadores perdem vantagem desde finais de 2008, em favor dos Libdems e, desde meados de 2009, para os Trabalhistas. O gráfico com o smoothing mais sensível regista também outra coisa: que nas últimas semanas, a recuperação dos Trabalhistas terá sido interrompida.



















by Pedro Magalhães

Nova sondagem

Posted April 12th, 2010 at 11:22 am4 Comments

Da Aximage, para o Correio da Manhã.

by Pedro Magalhães

Desenvolvimentos sobre "The End of the Universe"

Posted March 30th, 2010 at 11:56 am4 Comments

by Pedro Magalhães

Intercampus, 23-24 Março, N=605, Tel.

Posted March 28th, 2010 at 2:29 am4 Comments

Aqui. Intenção de voto após redistribuição de indecisos (não tenho outros dados):

PS: 39,3%
PSD: 39,1%
CDS-PP: 8%
BE: 7,5%
CDU: 4,6%
Outro: 1,5%

"Nos resultados directos, onde se inclui a totalidade das respostas, 15,2% dos inquiridos disseram não saber ou não quiseram responder." Comparar com anterior sondagem da Intercampus.

by Pedro Magalhães

The End of the Universe

Posted March 27th, 2010 at 11:19 pm4 Comments

Eleições e sondagens no PSD

Posted March 27th, 2010 at 9:21 pm4 Comments

Houve apenas duas sondagens que procuraram medir, junto dos militantes do PSD, a sua intenção de voto, ambas feitas pela Pitagórica para o Sol. Ambas subestimaram a votação em Passos Coelho em 10 pontos ou mais, e a segunda subestimou a vantagem deste sobre Rangel em 17 pontos. Não é brincadeira. Mas recordem que estas sondagens são muito difíceis de fazer. A lista de militantes encontra-se actualizada e os contactos correctos? Com o pagamento de quotas à última hora, em que medida o universo inicial da sondagem (e a amostra que dele se tira) corresponde ao que vem a ser o universo real? Em que medida os militantes com telefone fixo são diferentes dos que não o têm? Etc, etc, etc.

Uma das campanhas e vários dos seus apoiantes insinuaram que, devido ao facto de Alexandre Picoito ser apoiante de um dos candidatos e responsável técnico da empresa que fez as sondagens, estas não poderiam ser sérias. A insinuação foi tão forte que passou de insinuação a afirmação, e viu-se amplificada e reproduzida acriticamente por variados órgãos de comunicação social. Chegou-se a defender que a empresa ou a pessoa responsável deveriam estar impedidos de fazer as ditas sondagens. Contudo, elas fizeram exactamente o contrário daquilo que foi insinuado: em vez de sobrestimarem a vantagem de Passos Coelho, subestimaram-na. Irá isto dissuadir alguém de fazer este tipo de afirmações e insinuações da próxima vez? Vocês sabem a resposta tão bem como eu.

by Pedro Magalhães

Nova sondagem aos militantes do PSD no Sol

Posted March 26th, 2010 at 2:58 pm4 Comments

Aqui.
Passos Coelho: 49%
Paulo Rangel: 39%
Aguiar-Branco: 5%

É tudo o que se pode saber online. Suponho que agora o Sol e a Pitagórica se vão ter de entender com a ERC.

by Pedro Magalhães

Mais dados da última sondagem da Marktest

Posted March 26th, 2010 at 12:48 pm4 Comments

Intenção de voto (após redistribuição de indecisos, a notícia online não faculta outros dados):
PS: 35,6%
PSD: 30,8%%
BE: 11%
CDS-PP: 9,9%
CDU: 6,6%

by Pedro Magalhães