Pedro Magalhães

Presidenciais: antes das últimas sondagens

Antes das sondagens que serão conhecidas hoje e amanhã, uma vista de olhos rápida sobre o que aconteceu nas eleições mais recentes:

últimas sondagens

Para as eleições de 2006 e 2011, uma média simples das sondagens cujo trabalho de campo decorreu na penúltima e última semana antes das eleições, e sua comparação com os resultados eleitorais. Para 2016, a média das sondagens cujo trabalho de campo decorreu na penúltima e antepenúltima semanas antes das eleições, porque se fosse a última haveria apenas uma única observação. Resultados das sondagens e das diferenças em relação às eleições apresentados com arredondamento às unidades (excepto quando diferenças inferiores a 1), mas cálculos de diferenças em relação aos resultados usam dados com casas decimais. Republicarei o quadro assim que conhecidas as sondagens de hoje e amanhã.

Padrões:

1. A descidas da penúltima para a última semanas seguem-se frequentemente descidas da última semana para o resultado da eleição. O inverso é igualmente verdadeiro.

2. Em 2006 e 2011, o favorito teve menos votos do que a sondagem lhe atribuía na última semana. De resto, em 2001 sucedeu o mesmo e, em menor grau, em 1996. Mas não em 1991 ou 1986.

3. Quer em 2006 quer em 2011, o candidato do PCP teve mais votos do que as sondagens lhe atribuíam.

Que mais conseguem detectar aqui?