Pedro Magalhães

Europeias. Eurosondagem, 17-20 Maio, N=2048, Tel.

PS: 34,3%
PSD: 32,1%
BE: 10,1%
CDU: 8,9%
CDS-PP: 6,9%
OBN: 7,7%

Aqui.

6 Comments

  1. Anonymous says:

    7,7, outros brancos e nulos, ou as outras sondagens não t~em contemplado esta rubrica, ou há uma aumentar exponencial desta rubrica.

    Será que aumenta os nulos e os brancos, ou outros partidos estão a subir a sua percentagem.

    Como a sondagem não diz nada a esse respeito , não se podem tirar conclusões.

    Quanto á distribuição de deputados, tambem tenho dúvidas, com este resultado como se pode dizer que o CDS teria de 1 a 2 deputados?

  2. Com estes números, manter-se-ia a repartição de eleitos: PS – 9; PSD – 8; BE – 2; CDU – 2; CDS – 1.

    Neste cenário, se o CDS conseguisse subir até cerca de 8 %, poderia retirar o 9º eleito ao PS.

  3. Anonymous says:

    Tambem poderia retirar o 8 ao PSD.

    Supunhamos que o CDS subia ao 8% e o PSD descia aos 31% , aliás existe uma especie de sistema de vasos comunicantes entre o voto PSD e o voto CDS, quando um sobe o outro desce.

  4. João Saro says:

    De facto, a leitura desta sondagem apenas atribui um deputado ao CDS e não 1 ou 2 como diz a notícia. Aliás, o 23º (primeiro de fora), senão estou em erro, seria PSD, e apenas o 24º seria o segundo do CDS.

    Quanto à subida até aos 8% do CDS, suponho que o Leonel Vicente supôs que a subida seria retirada a “Outros” ou que as perdas seriam repartidas pelos 4 maiores partidos. Em ambas, seria o PS a perder um deputado para o CDS.

    Obviamente, leituras subjectivas de transferência de voto podem retirar a outro partido e não ao PS. Mas supondo que o resto não se altera, seria assim como o Leonel Vicente disse…

  5. Rui MCB says:

    Com os outros partidos a serem agregado com os votos brancos e nulos para um resultado que pode variar (segundo o erro de amostra) a oscilar entre 5,53% e os 9,87% parece-me que temos aqui outro ângulo por onde olhar esta sondagem.
    Qual é o 6º partido mais votado? Qual a percentagem que lhe está associada?

  6. Só para precisar: referi que o CDS poderia retirar o 9º eleito ao PS apenas porque- com os números indicados – seria esse o 22º e último eleito.

    Seria algo especulativo tentar ‘adivinhar’ a quem é que o CDS iria retirar votos (e quantos…) para subir até aos 8 %, mesmo que se aceite comummente que possa haver uma relação mais directa com o PSD…

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.