offer swiss eta movement rolex replica.

the unique contribution well worth grow to be the conveniences cheap replica uhren.

how many sex doll are many annually?

Pedro Magalhães

Poll of polls VI

Desde o dia 3 de Fevereiro, foram publicadas três novas sondagens. Uma da Intercampus, já aqui relatada; outra da Aximage, para o Correio da Manhã, cujos resultados podem ser encontrados aqui; e outra ainda do IPOM, para o Independente, aqui. Há casos de informação incompleta, assinalados com pontos de interrogação. Vamos, no entanto, adicioná-las todas à lista:

Redistribuindo os indecisos proporcionalmente pelas opções válidas nos casos em que os autores das sondagens declinaram fazê-lo, ficamos com os seguintes resultados, comparáveis entre si e com resultados eleitorais:

Se pegássemos em todas as observações que temos desde o início de Dezembro de 2004 e calculássemos sucessivas polls of polls – a média das últimas três sondagens – ficaríamos com o seguinte gráfico evolutivo.


Nunca é demais enfatizar as limitações do exercício poll of polls, que foram descritas atrás. Contudo, se estas sondagens não contivessem erros amostrais ou não amostrais e se a sua evolução traduzisse exclusivamente a mudança nas intenções de voto (e são todos grandes “ses”), teríamos:

1. Estabilidade nas intenções de voto CDU;

2. Subida inicial do CDS-PP, seguida de estabilização;

3. Descida inicial do PSD, seguida de estabilização;

4. Descida longa do PS, seguida de recuperação recente;

5. Subida longa do BE, seguida de descida recente.

Não se esqueçam dos “ses” anteriores, e do facto destas médias ocultarem resultados que parecem ter algumas diferenças estruturais:

1. Grande variação nas percentagens do PSD atribuídas pelas diferentes sondagens, especialmente no confronto entre a sondagem da Euroteste e as restantes;

2. Instabilidade no posicionamento relativo CDS/CDU: as sondagens “presenciais” (Católica; Intercampus) colocam o CDS atrás; as sondagens telefónicas colocam o CDS a par ou acima da CDU.

Mas será que a evolução do gráfico anterior faz sentido do ponto de vista político? Que vos parece?

No Comments Yet

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.