Pedro Magalhães

A duas semanas

1. PS e coligação PSD/CDS estão empatados nas sondagens. Já sei, já sei, a Católica dá 7 pontos de vantagem à coligação. Mas recordem-se que na semana passada a Aximage dava quase seis, ficou tudo doido, e depois na sondagem de ontem essa vantagem ficou reduzida a pouco mais de 1 ponto. Calma. Não vale a pena andarmos a discutir sondagem a sondagem, especialmente se tiverem amostras pequenas de inquiridos a dar a sua inclinação de voto, como algumas das mais recentes. O retrato de conjunto é que conta, e esse está num agregador como o Popstar: PSD/CDS, 36,2%; PS, 35,8%. A diferença, mesmo agregando várias sondagens (e assim aumentando a base amostral implícita), não é significativa.

Screen Shot 2015-09-19 at 09.42.53

2. A outra parte da história que estas estimativas do Popstar nos contam é que o PS tem estado a descer desde o início de Julho. Nessa altura, as intenções de voto no PS podiam ser estimadas em 37,5%. Foi o máximo histórico na legislatura. Nunca mais voltou a esse nível.

3. Que a coligação esteja a subir é menos evidente. Ao contrário do que sucede com o PS, os resultados da coligação estão muito dispersos, mais altos para a Aximage e a Católica, mais baixos para a Eurosondagem e para a Intercampus.

Screen Shot 2015-09-19 at 09.57.27

4. Se o PS está a descer e a coligação está estável, quem está a subir? Desde meados de Junho, é o Bloco de Esquerda, de mínimos históricos na legislatura de 4% para os actuais 5,4% na estimativa do Popstar. É verdade que isto é pouco mais do que os 5,2% que o BE teve em 2011, mas é sem dúvida um sinal positivo para o partido. A CDU está estável. Sobre PDR e Livre, começa a ser difícil falar, dado que não aparecem individualizados nas em duas das sondagens mais recentes. Não é bom sinal para eles.

Screen Shot 2015-09-19 at 10.03.35
.

3 Comments

  1. […] me interessa o que diz o Pedro Magalhães no Margens de […]

  2. […] das intenções de voto nos maiores partidos, PaF e PS), e a opinião de Pedro Magalhães (aqui), que a ler tecnicamente os resultados das várias sondagens é […]

  3. Ler | PINN says:

    […] A duas semanas. De Pedro Magalhães. […]

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.