Pedro Magalhães

Actualização

Mais duas sondagens divulgadas ontem à noite, dia 22: Intercampus e Católica. Tomamo-las em conta no Popstar, apesar de serem parte de tracking polls, porque:

1. A da Intercampus é um boost em relação à sondagem divulgada anteriormente. O que fizemos foi retirar a sondagem divulgada anteriormente e substituí-la pela divulgada ontem à noite.

2. A da Católica, se não erramos, completou agora um ciclo de renovação da amostra. Por outras palavras, a amostra na base de qual se apresentam os resultados divulgados ontem à noite é completamente diferente daquela que foi utilizada na 1º sondagem da tracking da Católica.

Estimativas actualizadas do POPSTAR:

PSD/CDS: 37,3%

PS: 35,6%

CDU: 9%

BE: 5,5%

Coligação sobe, PS desce, CDU com a mesma estimativa que tinha em Janeiro (mas abaixo dos resultados que teve durante quase dois anos, 2012 e 2013) e BE com 5,5% (contra os 3,5% que tinha em Janeiro). As sondagens mais recentes não têm apresentado estimativas para Livre ou PDR. A consequência é que a nossas estimativas se mantém intactas, mas não há nova informação a entrar.

Finalmente, as sondagens da Aximage divulgadas no Correio da Manhã são parte da tracking poll deles, em que se substituem 100 por dia de uma amostra de 700. A sondagem que for divulgada no dia 25, em princípio, terá uma amostra independente da anterior, e será adicionada nessa altura.

PS: Para quem está especialmente atento: por razões que têm a ver com o funcionamento dos gráficos e nada têm a ver com as estimativas apresentadas, há uma sondagem da Eurosondagem que está a aparecer duas vezes em dois dias diferentes nos gráficos, ao passo que as da Intercampus de que falava no ponto 1 aparecem ambas. Estamos a tentar resolver. Mas isto não tem impacto nos resultados.

No Comments Yet

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.