Pedro Magalhães

Aximage, 28-30 Março, N=600, Tel.

PSD: 34,8%
PS: 28,4%
CDS-PP: 10,8%
CDU: 8,5%
BE: 6,5%

Aqui.

A soma disto é 89%, pelo que, nos 11% em falta, deverão estar outros partidos, brancos, nulos e indecisos. Mas quantos de cada? A notícia não diz. Temos de aguardar pelo depósito na ERC. Ainda estou para ver em que século é que a ERC tenciona obrigar os jornais a publicarem os resultados brutos, tal como obriga a lei. A não ser que notícias online não contem.

É a primeira sondagem em muito tempo com más notícias para o PSD. Pode ser um outlier.

4 Comments

  1. falaferreira says:

    Segundo o artigo, “verifica-se que os sociais-democratas descem 3,1%, os socialistas sobem 0,5%, os centristas aumentam a sua votação em 1,9%, os comunistas descem 2,2% e os bloquistas mantêm a votação.” Todas essas variações são inferiores à margem de erro (4%).

  2. Olá. A margem de erro de que fala é a margem de erro máxima. Não é a associada à estimação dos resultados do PSD ou do PS, da diferença em relação aos resultados do PSD na sondagem anterior, ou da vantagem do PSD sobre o PS. Explicado aqui: http://margensdeerro.blogspot.com/2009/05/mais-sobre-empates-tecnicos-so-para.html

    Nesta caso concreto, a sondagem é má notícia para o PSD porque a vantagem de que dispunha sobre o PS deixou, ao contrário do que sucedia na anterior, de ser estatisticamente significativa, tendo em conta a dimensão da amostra. Mas isto é com 95% de confiança, e é só 1 sondagem.

  3. Nuno says:

    E Isso que quer dizer? O que é certo é que o PSD não descola e a tendência vai ser para culpabilizar o PSD pela crise, pela possível vinda do FMI – O QUE ALIÁS É VERDADE, pelo que a tendência vai ser PS e PSD muito próximos, subida do CDS, descida do BE e CDU. E isto significa e eu concordo plenamente um voto de protesto contra a gestão feita pelo Presidente da República! Ó então o Pedro Magalhães já tem os resultados da Católica!! É verdade?

    A minha interpretação pode estar correcta?

  4. Olá. Não tenho resultados, pq já não trabalho na Católica. E sinceramente acho que é demasiada interpretação para ainda pouca informação.

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.