Pedro Magalhães

Keeping it (more or less) simple

Média das últimas 5 sondagens conduzidas por empresas diferentes:
PSD: 35,9%
PS: 33,6%
CDS-PP: 11,0%
CDU: 8,1%
BE: 6,2%

Média ponderada (dimensão da amostra) das últimas 5 sondagens conduzidas por empresas diferentes:

PSD: 35,8%
PS: 33,7%
CDS-PP: 10,9%
CDU: 8,0%
BE: 6,1%
Pool de previsões (média):
PSD: 34,2%
PS: 32,2%
CDS-PP: 11,9%
CDU: 8,4%
BE: 7,2%

11 Comments

  1. a volatilidade tem sido tanta que nada garante em termos futuros

    e os desvios e associados estão onde

    súmulas e símiles são modas

    e não médias

  2. et says:

    Parabéns pela análise. Esclareceu-me completamente.

  3. Paulo says:

    Já inclui a sondagem da Aximage: PS 35%; PSD 33%; CDS 12%; CDU 7%; BE 4%? Vi uma referência a esta sondagem mas nunca apareceu em público?

  4. Não. Eu tb vi números como esses, mas pode ter sido boato. Não os vi publicados e não estão na ERC.

  5. Paulo says:

    O mais provável é ter sido um boato. Mas um “teórico da conspiração” diria que só tem de se entregar na ERC aquilo que se quiser publicar…

  6. Setubalense says:

    Há uma estranha convergência entre editores, comentadores e opinadores. Primeira regra Sócrates mesmo que ganhe não pode ser referido como vencedor de nenhum debate. Segunda regra sondagens favoráveis não serão publicadas. Fica aqui uma nota para memória futura: ninguém esta a medir o “voto envergonhado”. A grande surpresa vira dai. Passos Coelho já tem conhecimento do risco. Dai o tom agressivo e ate por vezes desesperado que esta a colocar na campanha. Fica aqui uma aposta a validar dia 06 de Junho: coligação PS + CDS.

  7. Luís says:

    Permitam-me só deixar aqui um alerta. Será que estes números não estarão inflacionados para o pcp e be? Não será lógico pensar que muito do dito povo de esquerda concentre o seu voto à última hora no ps? Mesmo que alguns sapos sejam engolidos (vide voto do pcp em soares em 86)….. Eu acho que o be não terá mais do que 5% e o pcp não terá mais do que 7%. Portanto, são cerca de 3% a mais a somar ao valor actual do ps, transformando-o no 1.º.

  8. Nuno says:

    caro Luís, o mesmo raciocínio poderá ser feito à direita. Dá-me ideia que a volatilidade de votos à direita pode ser ainda maior do que à esquerda

  9. Nuno says:

    e se for verdade aquilo que vem no jornal o Sol então a vida poderá estar ainda mais complicada para o PS… vamos esperar pelas sondagens de amanhã.

  10. Caro Nuno, o eleitor de direita sabe que ao votar no CDS esta a votar num partido que faz parte do “arco da Governação”e portanto a razão do voto util deixa-se de se por(alias há aqui neste blogue quem entenda que ate aos 15% do CDS compensa mais votar no cds do que no PSD)

  11. Nuno says:

    não creio que seja bem assim… esse cenário só se coloca se for certa a vitoria do PSD, caso contrário poderá haver uma percentagem significativa de potenciais votos CDs que acabarão no PSD. Já que a malta gosta de fazer apostas cá vai uma: O CDS, ao contrário das últimas eleições, terá menos votos do aquilo que as sondagens prevêem.

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.