Pedro Magalhães

Mapas

Num comentário, pedem-se mapas não por estados mas sim por condados. Aqui, não há nada que não se faça pelos clientes:

Mais (e ainda melhores) mapas aqui.

5 Comments

  1. Anonymous says:

    Grato. Excelentes mapas.
    Sabendo-os ler dizem bastantes coisas e relevantes.

    Cam

  2. João Vasco says:

    Uma pergunta que me intriga um bocadinho: no que respeita à eleição do colégio, existe um círculo nacional em cada estado (à excepção de Maine e Nebraska) com o vencedor a levar tudo, ou cada estado reproduz o sistema nacional ao nível dos condados? Ou seja: quem num estado tem 51% dos votos fica com todos os eleitores, ou consoante a distribuição do seu eleitorado por condados também pode perder os votos dos membros do colégio neste estado? Isso varia de estado para estado?

    Sempre pensei que fossem vários círculos nacionais, e parecia que as sondagens partiam desse pressuposto. No entanto recentemente disseram-me que não, e não encontrei informação que me permitisse tirar esta dúvida.

    Como vem um tanto a propósito desta imagem, aproveito para deixar a dúvida.

  3. Anonymous says:

    Vou tomar a liberdade: existe um círculo em cada estado.

    Quem ganha no estado, com as excepções que referiu, ganha todos os votos de colégio eleitoral desse mesmo estado.

    É um sistema que faz pouco sentido e é injusto se pensarmos que os votos de quem votou num candidato derrotado num estado acabam por ser irrelevantes.

    Por outro lado, qualquer americano informado dir-lhe-á que tem orgulho em ter o sistema eleitoral mais antigo do mundo democrático.

    João Pedro

  4. João Saro says:

    Muito bom, estes mapas são espectaculares.

    Quanto à questão do João Vasco, certamente que o Pedro Magalhães poderá esclarecer melhor, mas penso que a resposta é não. Se não estou em erro, estados em que as estações não arriscaram prognósticos (e algumas continuam a não dar vitória de Obama na Carolina do Norte), mas tinham atribuído todos os condados do estado. Ou seja, se já tinham projectado vitória em todos os condados, não haveria dúvidas quanto ao estado.

    No entanto, é possível que possa variar de estado para estado.

  5. Obrigado Joões por responderem ao João. Só duas clarificações adicionais:
    1. DC não é um estado mas elege membros do colégio na mesma;
    2. Maine e Nebraska não funcionam por sistema winner take all, mas sim pelo Congressional District Method. Ver aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Electoral_College_(United_States)#Congressional_District_Method

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.