offer swiss eta movement rolex replica.

the unique contribution well worth grow to be the conveniences cheap replica uhren.

how many sex doll are many annually?

Pedro Magalhães

Poll of polls ponderada

Um amável e-mail chama-me a atenção para o facto de a poll of polls, em bom rigor, dever dar mais peso às sondagens com amostras de maiores dimensões e, logo, com menor erro amostral. E sugere também que as sondagens com menor erro amostral estão a demonstrar maior estabilidade que as outras…

É verdade, e agradeço o reparo. Foi uma mistura entre não querer complicar ainda mais a compreensão do que estava a fazer, alguma preguiça, e a suposição de que não faria muita diferença. Mas aqui vai: a média móvel das últimas três sondagens em cada momento, a partir de 17 de Dezembro (data de publicação da 3ª sondagem) com ponderação inversa pelo erro amostral (mais erro amostral, menos ponderação).*


Não há alterações dramáticas mas, de facto, as curvas de crescimento e declínio das intenções de voto estão menos acentuadas, o que é em parte fruto da formatação gráfica distinta da figura (mais alongada), mas não só. Passa a ser menos evidente, por exemplo, a ideia de que o CDS terá crescido significativamente desde a pré-campanha.

Obrigado! Passa a ser assim a partir de agora.

*Introduzi uma sondagem adicional que antes não tinha detectado: Intercampus, 23 de Dezembro, Jornal de Notícias.

No Comments Yet

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.