Pedro Magalhães

Portugal nas decisões europeias: uma conferência

O tema, bastante a propósito, creio, é “Portugal nas Decisões Europeias”. Tudo começou com um estudo encomendado pela FFMS a Richard Rose e Alexander Trechsel. Trechsel é professor no Instituto Universitário de Florença. O primeiro, enfim, é uma das maiores figuras da ciência política mundial, cujo percurso e carreira estão maravilhosamente descritos numa recente auto-biografia. O estudo, examina em detalhe os aspectos que têm determinado a participação de Portugal nos processos de tomada de decisão a nível europeu e a eficácia e limitações dessa participação. Está dividido em cinco relatórios, que em breve serão disponibilizados ao público.

A conferência aproveita também os resultados de um segundo projecto da FFMS, de Augusto Mateus, que examina o impacto da integração europeia na sociedade e na economia portuguesas ao longo dos últimos 25 anos. Ambos os estudos serão apresentados no dia 16 ao longo do dia pelos seus autores, e comentados por especialistas e protagonistas portugueses e estrangeiros.

No final, uma mesa-redonda sobre a actual situação na Europa em véspera de eleições, não apenas com os mesmos Rose e Trechsel mas também com Michael Bruter e Catherine Moury. O primeiro da LSE e um dos principais especialistas mundiais no estudo da identidade europeia e dos movimentos de extrema-direita. A segunda da Nova, e uma das pessoas que em Portugal mais estudou as instituições europeias.

Deixo o programa completo abaixo, e esta ligação para mais detalhes e inscrições. Convido-vos a irem a Braga assistir. Vai valer a pena. Fazer isto na Universidade do Minho foi uma ideia que me propuseram e que me agradou imediatamente, e que para mim acaba por ter um significado adicional neste dia de hoje tão triste para a Universidade.

9h45
Boas Vindas
Pedro Magalhães, ICS e Fundação Francisco Manuel dos Santos

10h00
Países pequenos numa Europa grande: Portugal numa perspectiva comparada
Richard Rose, Instituto Europeu de Florença
Comentário: Baldur Thorhallsson, Universidade da Islândia e Álvaro Mendonça e Moura, representante permanente de Portugal na ONU
Debate

11h30
Coffee-Break

11h45
Portugal na UE: papel e influência nas políticas europeias
Alexander Trechsel, Instituto Europeu de Florença
Comentário: Anders Wivel, Universidade de Copenhaga e Jorge Vasconcelos, NEWES New Energy Solutions

Debate

13h15
Almoço

14h30
Portugal na UE: impacto económico
Augusto Mateus, Augusto Mateus e Associados
Comentário: José Tavares, Universidade Nova de Lisboa e Manuel Caldeira Cabral, Universidade do Minho
Debate

16h00
Coffee-Break

16h15
Mesa-redonda – Portugal na UE e as eleições europeias
Michael Bruter, London School of Economics
Richard Rose, Instituto Europeu de Florença
Alexander Trechsel, Instituto Europeu de Florença
Catherine Moury, Universidade Nova de Lisboa

18h15
Encerramento

No Comments Yet

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.