Pedro Magalhães

Sondagens finais, Parlamento Europeu, Portugal

ultimas sondagens
(clicar na imagem para ver melhor)

Cá estão elas. Muito muito parecidas, com ligeiras notas dissonantes para a Católica em relação ao PS e para a Pitagórica em relação à CDU, mas sem relevância estatística. Em suma, estas sondagens estão dizer-nos exactamente a mesma coisa, algo assim (intervalos em torno das médias das últimas quatro sondagens, com ponderação da dimensão das amostras):

PS: 34,5% – 36,9%
PSD/CDS: 28,8% – 31,1%
CDU: 10,5% – 12,1%
BE: 4.9% – 6.1%
MPT: 2,9% – 4,1%
LIVRE: 1% – 1,9%
OBN: 13,1% – 14,9%

Isto sugere:

1. PS, PSD/CDS e BE desceram na última semana, CDU subiu.

2. 9 deputados PS, 8 PSD/CDS, 3 CDU e 1 BE, se os resultados fossem os dos pontos médios dos intervalos. Mas isto pode mudar com muita facilidade. PS no extremo superior do intervalo e PSD/CDS no extremo inferior e trocam logo um deputado entre si. MPT com 3,8% (e outros inalterados) e temos Marinho Pinto no coração da Europa. Etc.

3. As eleições são Domingo. A verdadeira ficha técnica destas sondagens é a seguinte: “Estas sondagens descrevem o que as pessoas que, há alguns dias atrás, tendo sido encontradas nas suas casas quando as empresas para lá ligaram ou bateram à porta, e tendo aceite responder ao inquiridor, entenderam dizer que tencionavam fazer no dia 25 de Maio.” Como podem ver, não dá assim lá muita segurança. É melhor ir votar.

One Commment

  1. […] última semana anunciou o que se seguiu: nessa semana, PS, PSD/CDS e Bloco desceram, como assinalei aqui, ao passo que CDU subiu e MPT apareceu nas sondagens. Em geral, correu melhor que nas anteriores […]

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.