Pedro Magalhães

Sondagens presidenciais, actualização

Do que consigo retirar das notícias — por vezes a informação não é absolutamente clara, e os depósitos na ERC estão muito atrasados — eis as três sondagens divulgadas até ao momento com o menu estabilizado de candidatos:

sondagens presidenciais
Os resultados a negrito são após redistribuição de indecisos, seja a apresentada pela empresa seja a feita por mim (presumindo que se redistribuem proporcionalmente pelas opções válidas). Permanece um enorme contraste entre as duas empresas, e nada muda de significativo nas sondagens da Aximage.

O estudo da Aximage tem mais informação potencialmente interessante, nomeadamente no cruzamento entre intenção de voto em legislativas e a intenção de voto nas presidenciais (o texto do artigo fala em “eleitorado que votou no BE nas legislativas”, mas não pode ser, porque aparecem distribuições para o CDS e para “indecisos”, e quem eu saiba não há indecisos em relação a comportamentos passados). Infelizmente, sem saber a dimensão das sub-amostras por partido, não é fácil saber o grau de incerteza dessas distribuições, que deve ser muito alto nos partidos mais pequenos. Para além disso, não se percebe em relação a quê são calculadas estas percentagens. A coluna do PSD soma 93,3%, a do CDS soma 49,7%, a do BE 72,4%, sinceramente não decifro isto, desculpem, talvez alguém que leia este post possa ajudar. Sem perceber o que é isto, não comento.

No Comments Yet

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.