offer swiss eta movement rolex replica.

the unique contribution well worth grow to be the conveniences cheap replica uhren.

how many sex doll are many annually?

Pedro Magalhães

Sondagens "sem validade"?

Neste blogue, acusa-se a recente sondagem da Marktest de “não ter validade”, e afirma-se que “a amostragem não foi feita de forma rigorosa e profissional”. São dois os argumentos apresentados:

1. “O primeiro erro, começa pela sondagem não ter em conta a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira”;

2. O facto da distribuição espacial dos inquéritos por regiões “Norte”, “Centro” e “Sul” não respeitar a distribuição espacial da população portuguesa.

Vejamos. Primeiro, a ficha técnica da sondagem explica claramente que o universo sobre o qual está a fazer inferências é o da população de Portugal Continental com 18 ou mais anos. O que o post poderia tentar argumentar é que a ausência dos Açores e da Madeira fazem com que não se possa fazer inferências dos resultados do Continente para os resultados totais. Mas nem a sondagem faz essa inferência nem o autor faz esse argumento. Remete para uma questão de “erro de amostragem”. Mas isto não é erro nenhum: é uma opção. E ainda por cima, se o autor do blogue tivesse alguma vez olhado para resultados eleitorais, ficaria a saber que, tendencialmente, a inclusão dos Açores e da Madeira tenderia normalmente a aumentar a vantagem do PSD, não a diminuí-la.

A segunda crítica é ainda menos fundamentada:

1. O autor fala da distribuição da população, quando o que mais se aproxima do universo de interesse é a população com 18 ou mais anos.
2. Apresenta dados para Norte, Centro e Sul, divisão que não coincide com as unidades territoriais do INE;
3. Compara esses dados com a distribuição territorial do inquérito da Marktest, sem ter apurado se as categorias que usa coincidem com as da Marktest.

8 Comments

  1. Porque é que as sondagens da Marketest dão o PS a descer e todas as outras dão a subir ou a manter acima dos 40%, quando comparadas sondagens da mesma empresa?

    http://www.duarte-gouveia.info/2009/06/a-10ª-sondagem-o-psd-surge-a-frente-pela-primeira-vez/

  2. Anonymous says:

    c o intuito de abafar esta sondagem, esta manha ja se assitiu ao habitual folclore da maquina de campanha do PS…
    a esta hora alguem do Ps anda a ligar p a eurosondagem c o intuito de “ajudar” nos numeros que vao amanha sair…

  3. Tiago Dias says:

    Pedro,
    Há algum limite para sairem a ssondagens,isto é,no sabádo ainda pode sair alguma?

    obrigado

  4. Peço desculpa ao Cláudio pela ironia de uma parte do post. Mas os pontos centrais das minhas observações mantêm-se:

    1. O Cláudio sabe se as regiões tal como definidas pela Marktest concidem rigorosamente com as regiões do INE?

    2. Ignora que a inclusão das regiões autonómas tenderia a aumentar, em vez de anular, a vantagem do PSD?

    Eu não sei se sabe a resposta à primeira pergunta, mas nada no seu post sugere que saiba. E no que respeita à segunda, o argumento – utilizado no 1º post e abandonado posteriormente – sugere que não sabia, ou não se recordou.

  5. Tiago Dias says:

    Pedro,
    Obrigado,entao sendo amanha o dia limite esperam-se varias sondagens:Eurosondagem,CESOP,Aximage o ou não é plausivel todas as empresas de sondagens apresentarem ainda os seus estudos mais uma vez?

  6. O CESOP certamente. As outras creio que sim.

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.