Pedro Magalhães

"The decision to join the euro area is effectively irreversible"

No The Portuguese Economy, Álvaro Santos Pereira conclui que “it might not be worth it to dump the single currency”. Não sou economista, mas parece-me que “it might not be worth it” é capaz de ser um eufemismo. Barry Eichengreen tem um paper interessante sobre o assunto, mas para quem não tiver paciência para ler tudo, pode ir aqui ou até ouvi-lo aqui.

2 Comments

  1. Caro Pedro,

    Penso que estamos de acordo quanto a esta questão. A minha intenção era tão somente chamar a atenção para a hipótese de termos mais uma “década perdida”. Nesse cenário, penso que não é totalmente irrazoável pensar que nos surgir cada vez mais vozes populistas a questionar o valor de permanecermos no euro. E, se tal acontecer, “all bets are off”. O Eichengreen tem toda a razão no que diz sobre o assunto, mas por vezes, como tão bem sabemos, a política sobrepõe-se à melhor racionalidade económica.

    Alvaro

  2. Sim, creio que estamos de acordo. Mas é precisamente por achar que muita gente não tem noção das consequências de uma saída que escrevi o post.
    PM

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.