Pedro Magalhães

Um pedido aos deputados e Presidentes de Câmara de Portugal

O inquérito académico mais importante na área das ciências sociais da Europa é o Inquérito Social Europeu. Na edição deste ano, existe um módulo, em cuja concepção participei, sobre aquilo que os europeus acham que uma democracia deve ser e como avaliam o desempenho das suas democracias nacionais. No início do próximo ano, os resultados começarão a ser conhecidos.

Tivemos, em Portugal, uma ideia adicional. Não seria interessante saber em que medida as opiniões dos portugueses sobre o que é e deve ser uma democracia se aproximam ou diferenciam das opiniões daqueles que os representam, a nível nacional e local? Daí que, no âmbito do Barómetro da Qualidade de Democracia do ICS, tenhamos preparado um inquérito online aos deputados e aos Presidentes de Câmara de Portugal. O inquérito está a ser aplicado pela TNS Euroteste, que é também a empresa que aplicou o ISS à população em geral. E na sequência desta ideia, vários outros países que aplicaram o European Social Survey decidiram também fazer inquéritos semelhantes nos seus parlamentos.

É porventura presunçoso da minha parte pensar que este blogue chega a deputados e Presidentes de Câmara. Mas vinha pedir aos que lerem este post que respondam ao inquérito que vos foi enviado por e-mail. É verdade que só agora estamos a sair de férias e, por outro lado, há muito trabalho eleitoral a fazer a nível local. Isso pode ajudar a explicar a baixa adesão que o estudo está a ter até agora. Mas seria muito interessante que, no próximo ano, quando se celebram 40 anos do 25 de Abril de 1974, fosse possível ter uma discussão sobre a democracia que temos e a democracia que queremos ter na base de dados empíricos válidos, e não apenas palpites. O inquérito à população em geral já decorreu e teve boa adesão. Era bom sabermos agora como pensam aqueles que nos representam. Obrigado.

No Comments Yet

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.