Pedro Magalhães

Uma ideia genial

Pelo menos desde as 23.00h de ontem (como se comprova por este tweet), o jornal Sol tinha na sua 1ª página resultados do que parecia à primeira vista ser uma sondagem. Mas lendo com atenção essa 1ª página, começa-se a inferir algo que depois se confirma na leitura do artigo da autoria do jornalista Manuel Magalhães (sem relação): o Sol não fez qualquer sondagem, e o que apresenta é uma média de cinco sondagens. Há alguns erros na tabela apresentada (não há nenhuma sondagem da Católica que dê 66,7%  a Cavaco Silva, etc.) mas os resultados das últimas cinco parecem correctos.

É uma ideia genial. Na 1ª página, o que parece ser uma sondagem, mas realizada a custo zero. E ainda por cima, a “sondagem” do Sol não vai ser, de certeza absoluta, a mais afastada dos resultados do dia 23. Gente esperta.

Mas espera: os resultados da sondagem da Aximage só foram publicados no Correio da Manhã de hoje. E a sondagem da Católica às duas da manhã de hoje. E a da Eurosondagem à meia-noite. Como é que  o Sol e Manuel Magalhães acharam que tinham o direito a fazer e difundir uma 1ª página na base de informação que estava sob embargo? E como poderá o Sol ter tido acesso a estes resultados para calcular médias e fazer uma 1ª página às 23 de ontem? Haverá algum sítio onde os resultados de todas as sondagens das várias empresas sejam obrigatoriamente conhecidos antes da sua divulgação pública? Deixa-me pensar… Espera… Será? Não é possível…

Uma selva, pura e simples.

7 Comments

  1. Brutal… Como é que ninguém se lembrou de fazer isto antes? É preciso é ser criativo… O Sol consegue sempre surpreender-nos.

  2. zedezede says:

    O Sol e particularmente o seu diretor, são um nojo.

  3. Joana Lopes says:

    À hora de almoço, circulavam por toda a parte os resultados (exactos) da Eurosondagem e, pouco depois, os da Católica. Quiseram que assim fosse? Mas a Sábado é a Sábado…

  4. Núncio says:

    Pedro,
    com base nos desvios médios das sondagens de eleições presidenciais passadas, não será arriscado dizer que apenas um terramoto justificaria que CS descesse, domingo, a valores inferiores a 50,01%. Correcto?

  5. E a “sondagem” do jornal Metro, já viu? Disponível em readmetro.com, julgo que merece uma avaliação…

  6. et says:

    Génio é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Neste caso deve ser 50-50. Isto é mais esperteza saloia. Mas enfim temos os jornalistas, os politicos e o PIBpc que merecemos.

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.